Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Pode o banco cobrar prestações do leasing se roubarem/furtarem o veículo?

há 5 anos


Caso ocorra o furto ou o roubo do bem objeto de arrendamento mercantil ou leasing (por exemplo, um carro), o banco não pode continuar cobrando as prestações do contrato, pois a instituição financeira deixa de cumprir com a sua obrigação, qual seja, colocar o bem à disposição do consumidor.

Por isso, recentemente a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça vedou a cobrança das parcelas vincendas no caso da perda do bem, caso contrário haveria enriquecimento ilícito da instituição financeira.

Segundo a relatora do Recurso Especial nº 1658568, ministra Nancy Andrighi,

a solução equitativa a ser adotada na hipótese de perda do bem garantido por contrato de seguro é aquela na qual o arrendador e o arrendatário firmem um aditivo contratual, por meio do qual prevejam a substituição do bem arrendado em decorrência da verificação de sinistro.

O contrato de seguro, por sua vez, é previsto como cláusula obrigatória nos contratos de arrendamento mercantil, nos termos do artigo 7º, VIII, da Resolução 2.309/96 do Banco Central.

fonte: http://vargasmildemberg.adv.br/index.php/2018/11/14/o-banco-pode-cobrar-prestacoes-do-leasing-se-rou...

  • Sobre o autorAdvogado da sociedade Vargas & Mildemberg
  • Publicações49
  • Seguidores91
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3103
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pode-o-banco-cobrar-prestacoes-do-leasing-se-roubarem-furtarem-o-veiculo/648230964

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

E o banco ainda deve devolver o VRG pago pelo arrendatário continuar lendo

Só uma dúvida: todo contrato de leasing já vem com um seguro? A pessoa não precisa fazer outro seguro? E o que ela já pagou? Fica perdido? Não tenho condições de comprar um veículo a vista. Sempre financio. Mas não por leasing. Qual é melhor? continuar lendo

Olha acredito que a informação oassadanpelo artigo esta incompleta...pois ficou sem sentido algum as considerações feitas no mesmo....segundo o que consta se o bem se perder por roubo e furto exonera completamente o dever de pagar...ora o bem é garantia da dívida e nao a divida em si...esra estranho! continuar lendo

Isso aí...

Aí perguntam por que banco cobra caro por tudo continuar lendo