Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Arrendamento mercantil como forma de aquisição de imóvel

Você sabia que o arrendamento mercantil pode ser uma boa oportunidade de aquisição de imóvel através de pagamento fracionado/parcelado?

há 5 anos

Você sabia que o arrendamento mercantil pode ser uma boa oportunidade de aquisição de imóvel através de pagamento fracionado/parcelado?

O que caracteriza o leasing imobiliário, distinguindo-o da locação comum, é a tríplice opção, assegurada ao locatário, ao final do prazo do contrato, a seu exclusivo critério, poderá: devolver a coisa locada encerrando a locação, renovar o contrato ou adquirir o imóvel, pelo valor residual, previamente fixado, transformando-se os aluguéis pagos em parte do preço.

Percebe-se, portanto, que o arrendamento mercantil contém, na verdade, uma locação, uma promessa unilateral de venda e, eventualmente, uma compra.


Sendo o arrendamento mercantil uma condição prevista no Código Civil, esta modalidade de contrato está isenta de preencher e observar os requisitos da Lei do inquilinato, sendo livre o prazo, o aluguel, o índice de correção, as hipóteses de dissolução do vínculo e tudo o mais que seja do interesse das partes.

Para as empresas, as operações de leasing têm um tratamento tributário específico. Portanto, há fatores tributários e financeiros que influenciam a escolha por esta operação.

Para as pessoas físicas, fazer ou não leasing deve ser uma escolha unicamente financeira, com base nas condições gerais oferecidas (juros, valor residual garantido, indexador e prazo).

Importante destacar que o arrendatário não pode vender o bem para terceiro.

Para repassar sua dívida, é preciso que a arrendadora aprove o novo arrendatário, que assume o restante da dívida. Se o novo arrendatário paga alguma coisa para o antigo em contrato particular é um acerto entre as partes, do qual a arrendadora não participa.


https://vargasmildemberg.adv.br/arrendamento-mercantil-como-forma-de-aquisicao-de-imovel/

  • Sobre o autorAdvogado da sociedade Vargas & Mildemberg
  • Publicações49
  • Seguidores91
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações326
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/arrendamento-mercantil-como-forma-de-aquisicao-de-imovel/681251848

Informações relacionadas

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo De Contrato De Arrendamento (2)

Guilherme Bianchini, Advogado
Modeloshá 6 anos

Contrato de Arrendamento de Hotel

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Art. 41

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)