Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Assessoria jurídica em contratos de compra e venda de imóvel

Advogados são indispensáveis para momentos cruciais como a aquisição da casa própria.

há 5 anos

Assessoria jurídica é imprescindível em contrato de compra e venda de imóvel

Na aquisição de imóveis, grande parcela da população busca somente corretores e imobiliárias, mas é o advogado figura importante deste processo, pois é ele quem atenua os riscos desta complexa e custosa operação.

Um simples erro de documentação pode resultar em prejuízos altíssimos e, quiçá, na perda do imóvel. Por isso, o advogado é o profissional qualificado e capacitado para proteger o adquirente de possíveis fraudes.

Quais seriam as atribuições e serviços a serem realizados pelo advogado em contratos de compra e venda de imóveis?

Primeiramente, o advogado tem capacidade para amealhar todas as informações referentes ao imóvel e ao seu vendedor. Do volumoso universo de documentos a serem juntados, o primeiro deles é a matrícula do imóvel no registo de imóvel. A matrícula é como a certidão de nascimento de uma pessoa física. Lá estarão a descrição por completo do imóvel, localização, área, quem realmente é seu proprietário e eventuais registros/averbações de dívidas, penhoras e afins. Com essas informações, é possível a realização de mais pesquisas que podem eximir outros riscos e/ou problemas futuros. Por exemplo, ter acesso à certidão de registro civil do vendedor atualizada é muito importante, porque, se ele for casado, dependendo da comunhão adotada, o cônjuge vai ter que ser vendedor também ou vai ter que anuir esse contrato. Se a gente deixar de colocar uma pessoa como vendedora, esse contrato vai ser nulo. Outra informação é verificar se não há dívida pendente referente a esse imóvel, como IPTU e dívida de condomínio. O código tributário traz que esses dívidas serão passadas para o novo adquirente. Além de dívidas, temos que ter acesso às dívidas trabalhistas e pensões alimentícias que podem pôr em risco o imóvel do vendedor no caso de uma possível penhora para quitação de dívida pessoal. Todas essas documentações e verificações fazem parte de uma preocupação que o comprador deve ter no momento da compra do imóvel, e justamente por isso que é tão importante a assistência jurídica nesses casos, pois o comprador pode ser responsabilizado por dívidas pretéritas à aquisição e extremamente prejudicado. Assim, antes de dar qualquer sinal no contrato, é imprescindível a contratação de profissional qualificado para que proteja os interesses do adquirente.

Superadas essas questões, na confecção do contrato também se demonstra importante a figura do advogado, verificando a redação das cláusulas contratuais, como, por exemplo, a questão da corretagem, multas em caso de descumprimento, etc.

https://vargasmildemberg.adv.br/assessoria-juridica-em-contratos/

  • Sobre o autorAdvogado da sociedade Vargas & Mildemberg
  • Publicações49
  • Seguidores91
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações291
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assessoria-juridica-em-contratos-de-compra-e-venda-de-imovel/702380339

Informações relacionadas

Direito para A Vida, Jornalista
Modelosano passado

[Modelo] Contrato de Compra e Venda de Imóvel

Cristiane Silva Queiroz, Advogado
Notíciashá 6 meses

STF julga validade da retomada extrajudicial de imóvel de devedor

Marco Antônio Busnardo Mildemberg, Advogado
Notíciashá 5 anos

Aluguel por plataforma digital (Airbnb): pode ou não pode?

Manuela Ferreira, Advogado
Notíciashá 4 anos

3 coisas que o comprador de um imóvel deve saber sobre o vendedor para evitar calotes.

Kauana Nunes de Palma, Advogado
Artigoshá 2 meses

Como Preencher Corretamente um Boletim de Ocorrência Após um Golpe Pix

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)